INSTITUIÇÃO
O Museu Virtual de Anatomia (MVA) da Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de Brasília (UnB) foi elaborado por equipe interdisciplinar, tem sido patrocinado por instituições públicas, e disponibilizado em mídia digital no ano 2013 até o dias de hoje. A partir de 4 de agosto de 2014, o MVA se configurou como um Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC) do Decanato de Extensão - DEX/UNB, estando em sua terceira edição (Códigos SIEX: 52464, 56160, 60165).
Único no Distrito Federal, o MVA teve como suporte a coleção de anatomia humana da Área de Morfologia (FM) em cujo registro histórico, encontrou-se informações de cerca de meio século da existência de uma coleção com valor educacional, científico e institucional. Desta coleção derivou-se a primeira postagem do MVA em 2013. O acervo atual é composto por imagens capturadas e digitalizadas cujos referentes iconográficas, em geral, encontram-se no acervo físico da Área de Morfologia. Entre estes objetos, destacam-se: ossos, peças anatômicas, trabalhos acadêmicos, fotograficas, ilustrações científicas e documentos. Para fins de disponibilização virtual as imagens dos vários objetos, foram capturadas, catalogadas e digitalizadas por equipe multiprofissional. Paralelamente, vem sendo obtidas imagens radiográficas, de tomografia computadorizadas e ressonâncias magnéticas, entre outras, cuja a finalidade é contribuir para que o usuário da coleção virtual possa interpretar a "Anatomia Humana" usando várias metodologias e tecnologias. Acredita-se desta forma que é possível possibilitar a ampliação dos saberes a respeito das diversas partes do corpo humano como um dos "fragmentos do saber" necessário para esta e viver no mundo.
Os objetos do acervo virtual são destinados à exposições, projetos de ensino, extensão e popularização do conhecimento, pesquisa, bem como ao atendimento de possíveis intercâmbios interinstitucionais ou outras modalidades de parceria. Disponibilizado virtualmente estes acervo possibilita ao usuário o acesso ao conhecimento de forma democrática.
Na medida que o projeto vai acontecendo, foi-se obtendo doações de imagens e outras continuam sendo produzidas e incorporadas pelo trabalho de equipe em vários tipos de atividades intra e extra campus da UnB.