Vivências de atividades de ensino remoto:

Avaliação na percepção discente, docente e dos monitores.

Disciplina: Elementos de Anatomia (Código 174084)

Registro na UnB - SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas: FMD0510 TC e FMD0510 TD

Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 1º semestre letivo de 2020. no dia 10 de março iniciamos o ano letivo acolhemos os alunos, apresentamos-lhes os laboratórios e os métodos de estudos utilizados na disciplina Elementos de Anatomia. Discorremos sobre os princípios de construção do corpo humano, fatores gerais de variação em anatomia e sobre a linguagem científica e a nomenclatura anatômica, seus porquês e seus significados. No dia 15 de março fomos surpreendido por um Decreto do Governador do Distrito Federal suspendendo atividades que aglomerassem pessoas em razão da pandemia causada pelo Coronavírus (COVID 19). A Reitoria da Universidade de Brasília, no cumprimento, da Lei suspendeu as atividades acadêmicas como as aulas presenciais teóricas e práticas. Entre março a agosto de 2020 várias medidas foram se concretizando para o reinício das aulas como a produção de material didático para ensino remoto. No caso desta disciplina duas turmas são atendidas por semestre. O reinício das aulas em módulo remoto começou 18 de agosto de 2020. No plano de ensino estava previsto:

a) aulas remotas síncronas, de todo o conteúdo, com duas horas/aula semanais, correspondendo a 40% da carga horaria semestral;

b) atividades síncronas para exploração dos conteúdos práticos, nas quais se utilizou uma galeria de imagens postadas na plataforma Aprender 3, com duas horas/aula semanais, correspondendo a 40% da carga horaria semestral;

c) atividades  assíncronas de leituras de textos para a produção de resenha critica, correspondendo 3,3% da carga horária semestral;

d) atividades assíncronas de estudos prático/teórico, tendo exercícios e questionários propostos prevendo-se 12 horas de estudo por cada módulo de conteúdo, correspondendo a 12% da carga horaria semestral;

f) atividades síncronas de avaliação dos módulos (I e II; III e IV) prevendo-se oito horas de avaliação, correspondendo a 9% da carga horaria semestral;

g) atividades assíncronas para a revisão conceitual dos conteúdos contidos no módulo I. correspondendo a 3% da carga horaria semestral;     

h) atividade assíncrona de produção de conteúdo de material para divulgação científica, correspondendo a 18% da carga horaria semestral programada para estudo individual do aluno;

i) atividades síncrona de orientação docente para produção de material para divulgação científica, correspondendo a 15% da carga horaria semestral;

j) atividades síncronas de avaliação discente na forma de apresentação oral, correspondendo a 6% da carga horaria semestral.

 

Produção de Banners pelos discentes da Disciplina Elementos de Anatomia , 1º Semestre de 2020

 ANATOMIA DOS ÓRGÃOS DA GUSTAÇÃO

AUDIÇÃO: A ARQUITETURA DA MÁQUINA DE OUVIR

GUSTAÇÃO: ÓRGÃOS DE SENTIDOS ESPECIAIS

MEDICINA AYURVEDA: DOSHAS E GUSTAÇÃO

PARTO PÉLVICO VAGINAL: UM OLHAR DA ENFERMAGEM

VISÃO: COM QUE OLHOS VOCÊ VÊ O MUNDO?

VISÃO E VIAS VISUAIS: UMA SÍNTESE DO MUNDO OBSERVÁVEL?

VISÃO: UM SENTIDO ESPECIAL

Considerações discentes sobre o ensino remoto:

“As atividades em grupo, estudos e confecções dos banners tiveram o lado positivo pelo fato de aproximar os estudantes, em meio a tempos difíceis, com o objetivo de realizar os trabalhos propostos. Todavia, pensamos a respeito sobre o prejuízo no qual a falta de experiência presencial no quesito “aprender” tenha nos dados, o ensino a distância dificilmente irá substituir a modalidade presencial, mesmo que proporcione tecnologias favoráveis.” (G1-1/2020);

“Dentre as atividades propostas durante um semestre tão atípico, a disponibilização  de roteiros de estudos sobre as temáticas apresentadas em aula foram de extrema  relevância para melhor fixação do conteúdo. Ademais, os trabalhos em grupo  proporcionaram a familiarização com os colegas do curso e a importância do trabalho  em equipe.” (G2-1/2020);

“Na opinião do grupo, sobre os Estudos Dirigidos (Roteiro de Estudos). Os Estudos Dirigidos auxiliaram muito no aprendizado, porque direcionava ao mais essencial, ajudando na fixação de conteúdos por ser uma revisão da aula, sendo um material de base que dava para integrar com outros conhecimentos vindos da internet, livros e atlas, contribuindo na identificação mais rápida das dúvidas, mantendo também os alunos ativos na matéria, portanto, foram cruciais no aprendizado da anatomia”. (G3-1/2020).

“As aulas da disciplina foram ministradas de forma síncrona, o que fez com que os alunos pudessem tirar suas dúvidas de forma imediata e ajudou muito, já que a aprendizagem de anatomia é um processo que se constrói em conjunto, aluno e professor, a realização do banner foi muito interessante para explorarmos outras vertentes da anatomia e não ficarmos restritos somente às aulas”. (G4-1/2020);

Experiência de produzir uma síntese para divulgação em plataforma virtual (banners). Eu gostei de trabalhar com a criatividade em análises de imagens, interpretação de fotografias e textos procurarei o olhar clínico profissional nos trabalhos junto com ciência científica propondo uma transformação social. Ter uma motivação para aprofundar meus conhecimentos na anatomia topográfica na disciplina foi essencial para colocar as aplicações da teoria e prática em EAD. (G4-1/2020).

O grupo, optou por falar um pouco sobre "Atividade de Leitura e pintura para fixação da aprendizagem. Nesse semestre atípico, as atividades de leitura e pintura, no estudo da anatomia do corpo humano,  mostraram-se bastante eficazes e dinâmicas para a nossa aprendizagem, pois essa combinação facilitou a memorização, a partir de uma associação feita do conceito com a estrutura anatômica pintada, por isso acreditamos que é uma excelente forma de auxiliar no estudo de Anatomia. (G5-1/2020);

Bom dia! Vimos por meio deste, ditar a nossa experiência diante das atividades e aulas virtuais desse semestre. Acreditamos que as atividades de identificação de estruturas nos proporcionaram avaliar nosso conhecimento prévio das aulas e monitorias e, diante da situação em que passamos, acreditamos que foi essencial para compensar as aulas práticas que não pudemos ter. Porém, a nossa experiência com a prova oral não foi tão positiva, pois mesmo tendo acesso as questões antes da avaliação, sentimos que alguns assuntos cobrados não haviam sido ditos em aula, além de que até o momento da prova o formato de cobrança dessa ainda estava muito confuso. Somos gratas pelas aulas e monitorias, fizeram toda a diferença!!! Obrigada e bom final de ano!!! (G6-1/2020)

A sala de aula, os momentos de descontração, o contato diário com professores e colegas, essas particularidades parecem se perder quando se trata de aulas síncronas. Parecem fáceis e mais cômodas do que as aulas presenciais, no entanto, transmitem a sensação de que você não está tendo a experiência real e completa de ser um aluno universitário. (G7-1/2020);

Nesse período de pandemia, o ensino remoto tem sido um desafio; uma das ferramentas utilizadas para motivar os alunos a melhorar seu desempenho foi o trabalho em grupo, já que assim tivemos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento e compartilhá-lo. Dessa forma, com o apoio do grupo foi possível que produzíssemos um banner aprofundando nosso conhecimento sobre a anatomia da pelve e parto pélvico. (G8-1/2020).

Considerações dos monitores sobre o ensino remoto:

Bom, esse semestre foi totalmente diferente, ocorreu de forma remota devido à COVID-19. Sobre ter sido monitora da matéria de Elementos de Anatomia nesse período, foi desafiador mas muito produtivo e gratificante. Nós fizemos online pelo Google Teams, deixando-as gravadas para assistir posteriormente, o que foi muito bom para os alunos. Achei que a forma de trabalho da professora com os alunos em relação às atividades, trabalhos e provas foi extremamente bem feita e produtiva.

Ser monitora esse semestre foi uma experiência desafiadora e muito proveitosa. No âmbito das atividades feitas ao longo do semestre, acredito que as atividades de leitura e pintura foram muito benéficas para complementar a aprendizagem, me pareceu uma atividade muito vantajosa para retenção do conteúdo. A monitoria me proporcionou aprender muitas coisas e observar as formas de aprender e guardar o que foi aprendido.

Foi uma experiência desafiadora ser monitora em um semestre atípico como esse, os materiais disponibilizados para a aula prática e os arquivos do museu virtual ajudaram muito os alunos a terem o mínimo de noção de como são as peças anatômicas reais e facilitaram o aprendizado deles.

Considerações docente sobre o ensino remoto:

“ nossa percepção é que muitos conteúdos podem ser apresentados e discutidos de modo remoto, desde que todos os participantes tenham igualdade de acesso”.

“A possibilidade do acesso a bibliografia e as peças anatômicas reais, é imprescindível para a qualidade da formação do profissional de saúde”.

“O ensino prático de anatomia não foi efetivo no módulo remoto como teria sido no modo presencial”.

“A produção de artigo e trabalhos práticos, depende da redução drástica do número de alunos a serem orientados, para que estes não se percam, não se estressem, não pensem que estudar e pesquisar é difíceis e, que sobretudo se sintam efetivamente orientados para a conquista de uma aprendizagem significativa”.

“A qualidade da sínteses finais se perdeu muito por falta de interação entre os participantes, principalmente porque no caso desta disciplina que esta colocada no primeiro semestre de vida acadêmica, os discentes e docentes não tiveram contato presencial e não se conhecem, o mesmo acontecendo com os discentes e monitores”.

“As atividades não presenciais e assíncronas não substituem as relações: professor-aluno; aluno-aluno; aluno-monitor; monitor-professor”.

Nas ações pedagógicas realizadas à distancia ficou para mim esta pergunta: quanto de amor demos conta de colocar nas nossas interações, olhando para uma tela de computador?

Sintese

2020, nada equivalente foi vivênciado no ensino até então. Aprendemos muito com esta situação diferente. O que fazer com o que aprendemos, porque sabemos que juntos somos fortes?

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Creditação

 

Extensão e Cultura; Mostras de atividade acadêmica: Ensino remoto, desafio de 2020

Duração: 1º semestre de 2020

Carga horária (CH) para diplomação: Até 60 horas por indivíduo.

 

Coordenação geral e pedagógica:

Profª.Drª. Jussara Rocha Ferreira (CH = 10 horas)

Coordenação de extensão:

Profª. Drª.Jussara Rocha Ferreira (CH = 10 horas)

Produtores  e revisores de conteúdo:

Profª. Drª.Jussara Rocha Ferreira (CH = 10 horas)

Enf. Phellip de Carvalho (CH = 60 horas)

Extensionistas voluntários:

Gabriela Fernandes de Lacerda (CH = 60 horas)      

Gustavo Vinícius Silva Brandão (CH = 60 horas)    

Kamila dos Santos Linhares (CH = 60 horas)           

Leticia de Souza Medeiros (CH = 60 horas)              

Luiza Pacífico Cardoso (CH = 60 horas)                   

Thafny Alves Alencar  (CH = 60 horas) 

Comitê científico

Profª.Drª. Lorenna Cardoso Rezende (CH = 10 horas)

Profª.Drª. Yolanda Galindo Pacheco (CH = 10 horas)

Drª. Bruno Farah Alvarenga (CH = 10 horas)

Abel de Sousa Barbosa (CH = 10 horas)

Estudante não bolsistas (CH = 60 horas para cada indivíduo) :

Agatha Pires Braga                                 

Ana Clara Andrade de Oliveira              

Ana Julia Cardoso de Lima                     

Ana Patricia dos Reis Carvalho              

Bruna Lobato Dornelas da Silva             

Camila Idalino de Andrade                     

Clara Maciel Aroso Mendes                   

Daniele Vieira dos Santos Dias               

Davi Guilherme Barbosa Assunção       

Dine Layne Ferreira Santos                   

Elis da Silva Marques                             

Fabiana Medeiros Correa da Silva         

Fernanda Rubartelly Cardoso de Souza 

Filipe Sodre da Penha Santos                 

Heloisa Machado de Souza                     

Isabella Rita Hipolito                               

Isabelly Abreu Almeida                          

Jacqueline Carvalho de Noronha             

Julia Souto Siqueira Campos                  

Ketlen dos Reis Silva                               

Laura Arruda da Silva                              

Leticia de Cássia Rodrigues de Oliveira  

Livia Kochenborger Rodrigues                

Luana Pereira da Silva                              

Luiza Gomes da Cruz Cossio                    

Maiara de Oliveira Souza                          

Maria Luiza Alves Fialho                          

Marilia Laboissiere Vasconcelos Lima      

Matheus Costa de Oliveira                         

Melissa Gomes Saraiva dos Santos            

Pedro Henrique Fernandes Almeida           

Samuel Martins dos Santos                         

Sara Duarte Oliveira                                   

Vitória Alves Abuchain                              

Vivian Barros de Oliveira                          

Yves Felipe Paulino